Dietoterapia

+ Saúde

Desde os tempos remotos a humanidade já utilizava os alimentos e ervas para fins medicinais, pois, ainda não existia o que chamamos de medicamentos.

A Dietoterapia é uma ferramenta da saúde, e em especial do profissional nutricionista, que usa dos alimentos (principalmente), para o tratamento e prevenção de enfermidades, levando ao organismo a adquirir os nutrientes necessários para a boa performance e saúde.

Dietoterapia é a parte da ciência da nutrição que se dedica às dietas específicas para cada enfermidades. O cuidado nutricional é o processo de ir ao encontro das diferentes nacessidades nutricionais de uma pessoa e isto, vai depender do tipo de enfermidade que acomete o indivíduo. Para uma pessoa saudável, o cuidado nutricional pode significar apenas avaliação nutricional de rotina. Uma pessoa saudável necessita de cuidado nutricional na forma de educação quanto aos hábitos alimentares. Já o cuidado nutricional para paciente enfermo ou hospitalizado é mais complexo.

Deve incluir o acompanhamento da ingestão de alimentos, a adequação destes alimentos à sua patologia e quando ela for inadequada, deverá incluir o aconselhamento do paciente.

Alguns itens são considerados na hora em que se faz uma dieta para um paciente enfermo:

A dieta deve desviar-se do normal o mínimo possível.
A dieta deverá suprir as necessidades de nutrientes essenciais.
Hábitos e preferências alimentares, seu poder aquisitivo, práticas religiosas…
Estado nutricional etc.

Cinco mudanças necessárias na dieta:

Menos gorduras
Menos açúcar
Mais cereais integrais
Eliminação do álcool
Mais frutas e vegetais

Dietoterapia + Biotrato =
Qualidade a Serviço da Vida!